Rua das Azaleas, 57 Jd. Motorama
São José dos Campos / SP
Tel. (12) 3929-7188

Petrobrás pune funcionário por assédio sexual, na Revap

Coragem da vítima em denunciar é fundamental para combater essa prática

- 2821 visualizações
Petrobrás pune funcionário por assédio sexual, na Revap

A Petrobrás puniu um gerente da Revap por ter assediado sexualmente uma trabalhadora da refinaria. A conclusão da apuração da denúncia, que teve intermediação do Sindicato, foi concluída na última segunda-feira (6), e mostra a importância da denúncia desse tipo de violência por parte das vítimas.

O assédio era praticado contra uma subordinada, no ambiente de trabalho, com cantadas, inclusive via teams. Após a abertura da ouvidoria e envio do ofício do Sindicato, a Petrobrás afastou a vítima de setor, para preservar a empregada durante a investigação. Apurado o caso, a empresa concluiu que as acusações eram verdadeiras.

Por se tratar de um ambiente majoritariamente masculino e por falta de uma educação que combata o machismo, infelizmente, a prática de assédio sexual é comum em locais de trabalho como a Revap.

A coragem da vítima em denunciar e a atitude da empresa de apurar corretamente e punir o agressor são fundamentais para coibir esse tipo de conduta no ambiente de trabalho e para encorajar outras vítimas a denunciarem.

Como identificar
O assédio sexual caracteriza-se por constranger alguém, mediante palavras, gestos ou atos, com o fim de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o assediador da sua condição de superior hierárquico ou da ascendência inerente ao exercício de cargo, emprego ou função. Há, portanto, uma finalidade de natureza sexual para os atos de perseguição e importunação.

Pode ocorrer com homens e mulheres, mas atinge com mais frequência as mulheres. Geralmente, vem acompanhado do assédio moral. Se você é vítima de assédio sexual no local de trabalho, denuncie ao Sindicato.

Decisão judicial

Avisos

Podcast Sindipetro

Novidades em seu telefone

Cadastre seu whatsapp para receber as notícias do Sindicato.

Algo deu errado, por favor preencha novamente os campos!

Cadastro efetuado com sucesso!

Sindipetro - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refino de Petróleo de São José dos Campos e Região
Rua das Azaleas, 57 Jd. Motorama - São José dos Campos/ SP
+55 (12) 3929-7188