Pesquisa sobre procedimentos de segurança na Revap começa na segunda (28). Participe!

Levantamento será feito por pesquisadores da USP e faz parte de um acordo entre Revap e MPT

Pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) vão aplicar uma enquete sobre procedimentos de segurança do trabalho, na Revap, a partir da próxima segunda-feira (28), com locais e horários previamente definidos. Confira:

A enquete faz parte de um acordo assinado entre a Revap e o Ministério Público do Trabalho - 15ª PRT e tem como objetivo analisar os motivos ou razões que podem levar ao descumprimento das normas de segurança da empresa.

É muito importante a participação de todos os trabalhadores. Por isso, se você atua nos grupos de operações (OP ou TEU), segurança do trabalho (SMS) ou manutenção e afins (MA ou IE) e se atua como técnico1 ou supervisor2 em um desses grupos, participe! Terceirizados também podem participar.

O anonimato é garantido pelos pesquisadores responsáveis pelo estudo e, em nenhuma hipótese, a Revap terá acesso às suas respostas.

Os dados apurados farão parte de uma pesquisa de mestrado da USP, com o tema “Acidentes de trabalho em uma refinaria de petróleo: identificação dos determinantes sociais e organizacionais no cumprimento de regras de segurança".

Acordo com MPT
Segundo a procuradora do Trabalho, Carolina Mesquita, em vídeo gravado especialmente para os trabalhadores da Revap, a enquete tem o objetivo de apurar os desvios nas condutas de segurança na Revap e faz parte de um acordo assinado entre a Petrobrás e o Ministério Público do Trabalho, como resultado de uma ação civil pública movida pelo MPT contra a refinaria, após uma série de denúncias do Sindicato sobre problemas de segurança.

De acordo com ela, a pesquisa é necessária porque o MPT entende que um eventual desvio de segurança não é culpa exclusiva do comportamento do trabalhador, mas a consequência de uma série de fatores humanos e organizacionais que devem ser identificados para que se possa adotar medidas eficazes na tentativa de evitar novos acidentes de trabalho.

Por isso, é importante que todos respondam com o máximo de detalhes.

Participe!

Confira a íntegra do vídeo gravado pela procuradora: