Memória: o mais grave acidente já ocorrido na Revap, que matou 11 pessoas, completa 40 anos

É preciso estar atento e vigilante para que tragédias como essa nunca mais se repitam

- 2012 visualizações

Há exatos 40 anos, no dia 26 de agosto de 1981, a Revap (Refinaria Henrique Lage) registrou o pior acidente de sua história: um vazamento de gás sulfídrico do tanque 42313 da refinaria matou 11 pessoas, 10 delas instantaneamente.

O acidente foi gerado por um erro de projeto e operação de urgência na Unidade de Craqueamento Catalítico. Todos que foram atingidos pelo gás caíram imediatamente.

A Unidade de Craqueamento Catalítico já havia apresentado problemas mais de duas horas antes. Todo grande acidente no setor de óleo e gás é precedido por pequenos incidentes. Um triste episódio que evidencia a negligência do Sistema Petrobras, que até hoje ignora ou minimiza as pequenas ocorrências diárias.

Os auxiliares de segurança e os próprios operadores, que foram em socorro dos que já estavam desmaiados, não usaram máscaras de segurança. Os efeitos do gás sulfídrico só são notados nos dois primeiros minutos de respiração. Logo após, as narinas amortecem e não se sente mais nada.

Lembrar os mortos por acidentes de trabalho é lutar pela vida. Ainda mais quando sabemos que a política da empresa é obter lucro máximo para os acionistas a custo operacional mínimo criando uma panela de pressão no Sistema Petrobras.

Todos os problemas de segurança, como baixo efetivo, avanço da terceirização, falta de treinamento suficiente, parada inadequada e manutenção precária na Revap criam o risco de outros acidentes fatais, tanto aqui quanto em outras unidades operacionais.

É preciso que todos estejam atentos para evitar novos acidentes e mais vítimas em função do sucateamento da unidade! Saúde e segurança em 1º lugar!

Quem foram as vítimas:
1) Terezinha de Fátima Félix, 23 anos (servente), e seu bebê (ela estava grávida)
2) Waldemar dos Santos Pagano, 25 anos (auxiliar de segurança)
3) Gilberto Araújo, 25 anos (auxiliar de segurança)
4) Nelson Araújo Macedo, 39 anos (operador)
5) Winther Guimarães, 27 anos (operador)
6) João Dias da Silva, 30 anos (operador)
7) Pedro Ayres da Veiga, 31 anos (operador)
8) Antônio Wilton Leite Prado, 31 anos (operador)
9) Benedito Santos Souza (operador)
10) Carlos Alberto Fontenelle Moreira, 36 anos (médico)