Rua das Azaleas, 57 Jd. Motorama
São José dos Campos / SP
Tel. (12) 3929-7188

Publicações

FNP denuncia Parente por crimes nas vendas de ativos

Venda de ativos ameaça refinarias, redes de gasoduto e logística

- 260 visualizações
FNP denuncia Parente por crimes nas vendas de ativos

Em entrevista recente ao Financial Times, Parente deixou claro o crime lesa-pátria ao qual ele foi incumbido pelo presidente MiShel Temer. “Se o mercado sorri para nós, podemos ir até lá e dar um beijo nele", disse Parente. A declaração dizia respeito principalmente a BR Distribuidora e tem um de ar de deboche, pois Parente esteve recentemente nos EUA justamente para ouvir e atender as imposições do mercado. Muitas delas, aliás, atendidas na condição de manter o governo MiShel Temer, que enquanto tiver o que entregar ao mercado, seguirá como presidente.

E planos para a venda de ativo não faltam. Em setembro, a Petrobras lançou teasers (divulgação de vendas) para se desfazer de 19 campos terrestres em Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. Ao todo, a venda de ativos pode incluir até 50 campos terrestres no nordeste, incluindo aí unidades também na Bahia. A rede de gasodutos do nordeste também pode ser rifada no 1º trimestre de 2018.

Ontem, 26, em entrevista a Reuters publicada em diversos veículos, Parente reafirmou que planeja vender participações em refinarias e até mesmo na área de logística. A redução do percentual de refino das unidades e o aumento da importação de derivados é a prova de que gestão Temer/Parente, de fato, quer diminuir a participação da Petrobras no refino e distribuição e relegar a empresa o papel de desenvolvimento e pesquisa. Ou seja, a companhia irá descobrir reservas que irão servir o mercado. É a terceirização do trabalho de desenvolvimento e pesquisa a serviço das petroleiras estrangeiras. É um tiro no pé da autossuficiência nacional de petróleo e gás, que se tornaram o nosso novo pau-brasil.

É revoltante constatar que a política entreguista para o petróleo e gás nacional da dupla Temer/Parente se choca, por exemplo, com a política estatal da Noruega para o setor. O fundo soberano do país, por exemplo, em setembro, atingiu um bilhão de euros, o que representa 158 mil euros para cada cidadão.

No Brasil, Temer encerrou de vez a discussão de um fundo soberano e até mesmo a destinação de 10% dos royalties da exploração de petróleo e gás para a educação não são mais garantidos.

Como mais uma etapa da luta contra a venda de ativos e o desserviço de Parente à Petrobras e ao Brasil, a Federação Nacional dos Petroleiros irá denunciar o presidente da Petrobrás à Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro por causa da fraude na venda dos campos de Baúna e Tartaruga Verde, nas bacias de Santos e Bacia de Campos.

                A fraude envolve venda de ativos sem licitação e venda direcionada até mesmo para empresa sem capital exigido para participar do certame. O mais grave é que a Petrobrás estava vendendo Baúna e Tartaruga Verde por U$S 1, 6 bi, quando só o campo de Baúna tem uma produção anual de 1 bilhão e 600 milhões de dólares. Ou seja, os dois campos seriam vendidos pelo preço apenas de um ano de faturamento de Baúna. Crime lesa-pátria descarado!

                Fora isso, vale lembrar que Pedro Parente é réu em ação pública por crimes contra a Petrobrás ainda no governo FHC envolvendo ativos da companhia na Argentina e no Rio Grande do Sul. Temer atentou contra a empresa e o país ao colocar Pedro Parente no comando da empresa.

                Sem nenhum constrangimento, Parente usa a Petrobras em benefícios escusos. O presidente da Petrobras também é presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa e sócio da Prada Administradora de Recursos. A Prada é presidida por sua esposa, Lucia Hauptman, e atua em gestão financeira e empresarial das maiores fortunas do país.

Obviamente, a Prada atrai clientes noticiando as ações de Parente na Petrobras, como: a venda de ativos, ou seja, um presidente de uma estatal a serviço do mercado. A Prada turbinou os seus negócios após Parente assumir a presidência da Petrobras. É claro conflito de interesse, sugere tráfico de influência e crimes financeiros, alguns dos quais colocaram Eike Batista na cadeia.

Está mais do que nítida a nocividade de Parente à Petrobras! Fora Parente!

Especial dia da mulher

Especial dia da mulher

Decisão judicial

Avisos

Podcast Sindipetro

Novidades em seu telefone

Cadastre seu whatsapp para receber as notícias do Sindicato.

Algo deu errado, por favor preencha novamente os campos!

Cadastro efetuado com sucesso!

Facebook

Sindipetro - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refino de Petróleo de São José dos Campos e Região
Rua das Azaleas, 57 Jd. Motorama - São José dos Campos/ SP
+55 (12) 3929-7188