Tabela do Imposto de Renda reduz renda do trabalhador

A tabela do Imposto de Renda não tem sido corrigida pela inflação e isso achata a renda do trabalhador. Só de 1996 para cá, a defasagem da tabela do IR é de 88,4%. Os dados são de um levantamento do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal. Hoje, só é isento quem recebe até R$ 1.903,98, mas a isenção deveria ser para quem recebe até R$ 3.556,56. Para salários acima disso, a alíquota deveria ser bem menor. O desconto por dependente, que hoje é de R$ 189,00 mensais, deveria ser R$ 357,00.

A defasagem da tabela do IR confisca parte do salário do trabalhador e faz com que os trabalhadores de baixa renda e a chamada classe média paguem muito mais impostos do que os ricos.

A defasagem da tabela do IR é mais uma forma de transferência da renda do trabalhador para o governo da mesma forma que o aumento da exploração trabalhista (vide reforma trabalhista e terceirização irrestrita na atividade-fim) representa a perda salarial do trabalhador para o patrão. É o mesmo sistema de exploração atuando em várias frentes.

Por isso, é preciso lutar também pela correção da tabela do IR. Há um projeto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, por exemplo, para estabelecer isenção para renda de até R$ 3.300,00 e uma progressão até achegar a 40% para quem ganha mais de R$ 50 mil por mês. Esta seria uma forma de corrigir o fato de que quanto menos se recebe mais se paga de IR.

Apesar do projeto, é óbvio que esta correção não é do interesse dos políticos, que, na maior parte, são empresários de alta renda e/ou financiados por estes. Assim, para mudar a exploração do trabalhador também pela tabela do Imposto de Renda, só com muita pressão popular sobre o Congresso Nacional.

Atendimento jurídico

Atendimento Jurídico no Sindipetro/SJC