Rua das Azaleas, 57 Jd. Motorama
São José dos Campos / SP
Tel. (12) 3929-7188

Publicações

Petrobras anuncia oficialmente plano de privatizar 4 refinarias

- 1596 visualizações
Petrobras anuncia oficialmente plano de privatizar 4 refinarias

É oficial: a Petrobrás pretende privatizar quatro refinarias e reduzir para 75% sua participação no mercado nacional (atualmente a empresa controla 99% do refino, com 13 refinarias).

A informação foi dada hoje pela própria Petrobras ao mercado. Também foi objeto de um seminário realizado nesta quinta-feira (19), na FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro.


Segundo a empresa, a proposta apresentada foi elaborada durante dois anos e prevê que a Petrobras firme “parcerias” em duas refinarias no Nordeste (Abreu e Lima e Landulpho) e mais duas no Sul (Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini). Em cada uma delas, o parceiro terá 60%, e a Petrobras, 40%.


As quatro refinarias, juntas, têm uma capacidade de processamento de 846 mil barris de petróleo por dia. 


Para disfarçar o entreguismo, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, declarou à imprensa que a proposta ainda não está fechada e que apenas está aberta à discussão pública pela importância estratégica para o fornecimento de combustíveis no Brasil.


No entanto, quem acompanha a condução da política de Parente sabe bem qual é o plano.


“Ficou claro que a intenção é impor, mais uma vez, a lógica obtusamente financista de Pedro Parente e sua turma. A lógica da rentabilidade sem nenhum compromisso com os interesses da sociedade brasileira e com os trabalhadores da Petrobrás. A nossa empresa foi criada para defender nossa soberania e não para enriquecer acionista estrangeiro às custas de cobrar mais caro no combustível  e desempregar milhares de trabalhadores. Para eles, reposicionamento no setor de refino é isso. Para nós, é um chamado pra luta! Que a BRF decida levar o Pedro para trabalhar em tempo integral, sete dias por semana. Nossa campanha é essa: A Petrobrás é nossa! Fora Parente!" , disse o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado.

Especial dia da mulher

Especial dia da mulher

Decisão judicial

Avisos

Podcast Sindipetro

Novidades em seu telefone

Cadastre seu whatsapp para receber as notícias do Sindicato.

Algo deu errado, por favor preencha novamente os campos!

Cadastro efetuado com sucesso!

Facebook

Sindipetro - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refino de Petróleo de São José dos Campos e Região
Rua das Azaleas, 57 Jd. Motorama - São José dos Campos/ SP
+55 (12) 3929-7188